-
Arquitetos: Abin Design Studio
- Área: 10000 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Niveditaa Gupta
Descrição enviada pela equipe de projeto. Micro iniciativas são transformadas em ativos duradouros por meio de uma abordagem não convencional das práticas tradicionais na Bandhan School of Business. Tecendo um romance sobre a conexão entre o local e o arquiteto, o projeto representa que, entre o céu e a água, há um "material", que é a Terra, e a arquitetura toma emprestada a paisagem contextual dessa terra para mostrar o contexto em que se situa, em vez de se destacar dele - criando uma moldura para enfatizar as vistas naturais. A forma é concebida como cheios e vazios esculpidos nos montes.
O projeto do campus é inspirado na Universidade Bishwa Bharati de Tagore, com blocos individuais intercalados entre as árvores existentes, em vez de uma estrutura contínua. Isso simula uma caminhada sinuosa pela floresta, mas também garante a ventilação cruzada natural. A sombra das árvores e a opacidade das fachadas sudoeste reduzem o ganho de calor e eliminam a necessidade de ar condicionado mecânico. As alturas variáveis dos telhados verdes moldam o campus, criando níveis e hierarquias variados em sua forma física.
A estrutura apresenta a construção local de tijolos queimados com padrões de fachada integrados à própria alvenaria. Faces amplas criadas com linhas limpas e formas elegantes fornecem uma tela para exibir uma infinidade de texturas rústicas e técnicas artesanais locais de tratamento de fachadas de edifícios com acabamentos "feitos à mão".
Acreditamos que a arquitetura se torna significativa quando expande sua esfera de influência para além de sua entidade física e transforma não apenas os arredores, mas também a vida de seus usuários, tornando-se um emblema de generosidade. Queremos incentivar o diálogo com as autoridades locais para contribuir ativamente com a formação do ambiente e da vida cotidiana da comunidade. A ADS demonstra como as práticas podem incorporar com sucesso a preocupação social, permanecer fluidas, retribuir generosamente e enriquecer pequenos projetos com comprometimento firme, persuasão resoluta e habilidades técnicas e de negociação afiadas.
O estilo respeita o patrimônio, a cultura e a tradição da comunidade local física e social, e os artesãos emprestam suas habilidades para criar um espaço versátil. Capacitar e incentivar o setor local dessa forma permite um processo transparente e inclusivo, no qual a escala das mãos humanas é sentida por toda parte e o edifício adquire uma "pele" humana. A promoção do artesanato ancora o projeto no local e no contexto.
A transformação de um espaço por meio do contexto humano, ou seja, um sistema colaborativo que consiste na inclusão de partes interessadas, não apenas alcança flexibilidade na funcionalidade e na interação, mas também estabelece uma relação tectônica com o contexto físico. Eu queria incentivar o repensar das formas e dos processos em jogo na construção de infraestruturas comunitárias. Há muitos elementos intangíveis que precisamos entender e reconhecer: ativações e reuniões efêmeras, realidades dinâmicas e mutáveis e a combinação de processos formais e informais.
Como ideologia central, incorporamos soluções contextuais para tornar cada um de nossos projetos o mais sustentável possível. A alma de nossa filosofia de design é aproveitar as sugestões de edifícios históricos e absorver seus métodos nativos de sustentabilidade de uma forma moderna.